sábado, 25 de março de 2017

Essencialidade dos elementos minerais


 Critérios da Essencialidade
Para que um elemento seja classificado como essencial, deve satisfazer alguns critérios (Arnon & Stout, 1939):
 a) A ausência do elemento impede que a planta complete seu ciclo; 
b) A deficiência do elemento é específica, podendo ser prevenida ou corrigida somente mediante seu fornecimento;
 c) O elemento deve estar diretamente envolvido na nutrição da planta, sendo que sua ação não pode decorrer de correção eventual de condições químicas ou microbiológicas desfavoráveis do solo ou do meio de cultura, ou seja, por ação indireta. 
 Epstein (1975), de maneira simples e direta, funde os dois últimos critérios em apenas um, mais objetivo:

 - O elemento faz parte da molécula de um constituinte essencial à planta. Um exemplo clássico de um elemento que satisfaz este critério é o Mg, que toma parte da molécula de clorofila. 

 Desde o início do Século XX foram realizadas inúmeras pesquisas visando à caracterização dos elementos fundamentais para o ciclo vital das plantas. Com o desenvolvimento dos cultivos em soluções hidropônicas ou, simplesmente, técnica de hidroponia, as pesquisas puderam rapidamente evoluir tornando-se mais fácil à supressão de um determinado elemento e a tentativa de sua substituição por outro, prática fundamental para a caracterização de essencialidade de um elemento. 

Macro e Micronutrientes

Como todo ser vivo, as plantas necessitam de água e de diferentes moléculas orgânicas para sua sobrevivência. Portanto, os elementos que compõem a água (H2O) e qualquer molécula orgânica (C, O, H) obviamente têm sua essencialidade totalmente comprovada. Esses elementos são absorvidos pelas plantas a partir da água absorvida pelas raízes e do CO2 absorvido via fotossíntese.

Juntamente a esses três elementos, mais seis são absorvidos e exigidos em quantidades superiores aos demais: nitrogênio (N), fósforo (P), enxofre (S), potássio (K), cálcio (Ca) e magnésio (Mg), formando os chamados macronutrientes.

Já os micronutrientes, que são exigidos em quantidades inferiores aos nove anteriormente citados, são: ferro (Fe), manganês (Mn), zinco (Zn), cobre (Cu), boro (B) molibdênio (Mo) e cloro (Cl). 

Elementos Benéficos
 Com a evolução das pesquisas na área de nutrição mineral de plantas, foram identificados alguns elementos que podem ser considerados essenciais para algumas espécies ou mesmo substituir parcialmente a função de elementos essenciais. Outros, quando em concentrações muito baixas, estimulam o crescimento de plantas, porém sua essencialidade não é demonstrada ou, apenas demonstrada sob determinadas condições especiais. Esses elementos têm sido classificados como elementos benéficos.

Texto retirado de uma aula
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/159197/1/OPB1291.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário