quarta-feira, 19 de abril de 2017

Sistema de cultivo em Aleias (Alley Cropping) uma alternativa para agricultura familiar






Figura 1:Sistema de cultivo em aleias com gliricidia (Gliricidia sepium (Jacq.) Steud) (Acervo pessoal)
       A agricultura familiar, principalmente  nos trópicos úmidos principalmente, onde grande parte da produção é dedicada para subsistência, ainda fazem uso da agricultura de corte e queima, esse tipo de sistema não pode ser considerado sustentável pois há a necessidade periódica de se abrir novas áreas para produção, com derrubadas da mata e queima, desse modo as cinzas acabam servindo como "fertilizante" natural, porém o solo fica desprotegido e propicio a erosão, com a chegada das águas essas cinzas são perdidas pela enxurrada e portanto perdendo ainda mais o "potencial" nutricional do sistema de corte e queima.

      Alternativas que supram a necessidade dos agricultores familiares devem ser buscadas e sugeridas, mantendo a produção ou até mesmo trazendo ganhos de produtividade sem que haja derrubada de novas áreas.Dentro deste contexto o sistema de cultivo em aléias aparece como alternativa. 

        Aguiar (2006) define o sistema de cultivo em aleias como sendo um sistema que combina em uma mesma área espécies arbóreas, preferencialmente leguminosas e culturas anuais ou perenes de interesse econômico (Figura 2). As leguminosas são plantadas em linhas simples ou duplas, cujos ramos podem ser periodicamente cortados a altura de 0,5m e adicionados às entrelinhas das culturas de interesse econômico, onde servirão de cobertura e adubo verde. 
Resultado de imagem para alley cropping
   Figura 2:  Esquematização do sistema de cultivo em aleia(Source: Kang et al., 1986). 


     Nos sistemas agroflorestais, o emprego de leguminosas arbóreas é fundamental para a estabilidade e o sucesso do sistema, partindo do pressuposto que estas árvores melhoram a fertilidade do solo através da fixação biológica de nitrogênio e da reciclagem de nutrientes. Paralelamente, espécies arbóreas, em especial da família das leguminosas, com atividade alelopática, podem desempenhar papel crucial na estabilidade dos sistemas agroflorestais, principalmente pela possibilidade de exercer controle da infestação das plantas daninhas.


Vídeo institucional sobre o sistema apresentado pela University of Wisconsin Extension

Nenhum comentário:

Postar um comentário